Escola de Artes Casa dos Quadrinhos: Você conhece nossa história?

Por: Carol Cunha 14 de maio, 2021

Introdução

A Casa dos Quadrinhos é uma escola de artes que se encontra entre uma das mais antigas e bem conceituadas do gênero em todo o país.

Ela foi fundada em dezembro de 1999, pelo roteirista, ilustrador e quadrinista Cristiano Seixas, juntamente com a empresária Doroti Seixas. Desde o começo, a Casa, como é carinhosamente chamada por seus alunos, se propôs a trazer um ensino de qualidade. E, simultaneamente, estimular o crescimento da produção artística mineira.  

A princípio, a escola de artes oferecia cursos livres de Desenho Artístico e quadrinhos, contudo, com o passar dos anos, a Casa aumentou o número de disciplinas ministradas. Atualmente, ela também oferta cursos relacionados com Técnicas de Animação, Escultura, 3D, Ilustração e Pintura tradicional e digital. Da mesma forma, a escola se empenha em atender de forma qualitativa e diferenciada um público que abrange tanto crianças a partir de oito anos quanto adolescentes e adultos.

Com o propósito de estimular e desenvolver o crescente mercado artístico mineiro, em 2009, os responsáveis pela Casa criaram o Curso Técnico Profissionalizante em Artes Visuais, com duração de dois anos, dividido em quatro módulos, com registro na Secretaria Estadual de Educação (518/2008 – nº 37.208) e reconhecido pelo MEC.

Exposições e Lançamentos

Feira de Quadrinhos, que em 2021 terá uma versão 100% online.

Para a equipe da Casa, o estímulo e a divulgação de produções artísticas, seja, por exemplo, quadrinhos, livros, animações e games, sempre foi essencial.  Exatamente por essa razão, sua sede, tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, mantém um Espaço Cultural desde 2001.

Nesse local, a escola de artes já promoveu lançamentos de livros e revistas, além de exposições gratuitas e abertas ao público, com trabalhos tanto de nossos alunos quanto de profissionais da área. Grandes artistas do meio já marcaram presença nesses eventos, como Cris Peter, Gustavo Borges, Fefê Torquato, Vitor e Lu Cafaggi, todos com lançamentos do selo Graphic MSP. Alguns desses lançamentos contaram, inclusive, com a participação do editor do selo e também um dos responsáveis pelo consagrado site Universo HQ, Sidney Gusman.  Outros artistas de destaque que já agraciaram com sua presença na Casa são o ilustrador Lelis, Alexandre Beck, criador da tirinha Armandinho, e, igualmente, recebemos autores internacionais como Fabien Toulmen e Flore Balthazar.

A Casa sempre procurou incentivar a produção artística de Minas Gerais, primeiramente através da criação do Troféu da Casa, que premiava os melhores trabalhos do ano, e durou entre 2004 e 2010, e posteriormente com a criação da Feira de Quadrinhos, que terá sua versão 100% online nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2021.

A lista de artistas e eventos relacionados aos vinte anos e um anos de existência da Casa dos Quadrinhos é tão extensa que poderia se tornar um livro.

Participação em eventos

escola de artes
Cristiano Seixas, Mauricio de Sousa e Sidney Gusman no lançamento do filme Laços.

A Casa dos Quadrinhos também se envolveu em diversas parcerias para a criação de exposições e aulas abertas gratuitas com entidades como a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, o Museu Mineiro, até mesmo em locais como o Diamond Mall e o Pátio Savassi. Além de presença em pré-lançamentos oficiais de filmes como Laços, adaptação da HQ do nosso ex-professor Vitor Cafaggi e sua irmã Lu, que contou com a presença do próprio Mauricio de Sousa.

Do mesmo modo, a escola de artes também esteve nas edições do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos, da Bienal do Livro de Minas e da Virada Cultural  de Belo Horizonte. No caso do FIQ, a Casa marcou presença desde a primeira edição.

Nesse sentido, também vale destacar que seu fundador, seus professores e ex-alunos também participaram de eventos nacionais e internacionais de grande porte. Por exemplo: CCXP – Comicon Experience, Festival de Animação de Annecy, New York Comic Con, San Diego Comic Con, o Festival de Inverno de Ouro Preto e de Tiradentes, e a Campus Party.

Nossos alunos

O ex-aluno Eduardo Damasceno fez cenários para o filme Wolfwalkers, concorrente ao Oscar.
Fonte: beforesandafters.com

Mas, acima de tudo, o foco principal da Casa dos Quadrinhos sempre foi seus alunos. Nossa coordenação criou uma grade curricular eficiente, de modo a potencializar a capacidade criativa de nossos estudantes, buscando a possibilidade de ascensão profissional dos mesmos.

Os professores procuram estimular a produção de cada um deles, de forma que possam encontrar sua própria identidade artística e sua maneira única de se expressar no mundo. A nossa escola de artes também é um lugar onde valorizamos nossos alunos enquanto pessoas, em suas diversidades e particularidades.

Grandes profissionais começaram seu aprendizado na Casa. Alguns deles, inclusive, se tornaram professores da nossa escola de artes. Vários trabalham para editoras internacionais como a Marvel, a Image e a DC Comics, como, por exemplo, Eduardo Pansica, Guilherme Balbi e Ig Guara. Outros se consolidaram no mercado brasileiro de quadrinhos como Rebeca Prado, roteirista da Maurício de Sousa Produções, famosa por suas tirinhas Navio Dragão.  Alguns concorreram ou ganharam o renomado Troféu HQ Mix, como as Senhoritas de Patins (Gibi de Menininha) e  Alec Drumond (web quadrinho A Lebre e o Coelho). Houve aqueles que se aventuraram no mercado japonês, se tornando mangakás, como Angelo Mokutan. E temos até ex-alunos que trabalharam em produções que concorreram ao Oscar e ao Globo de Ouro, como é o caso de Eduardo Damasceno.

Depoimentos

Exatamente pela importância de nossos alunos em nossa jornada de vinte e um anos de existência, decidimos trazer depoimentos de alguns de nossos estudantes, para que falassem sobre sua experiência em nossa escola de artes.

Grace Souza

escola de artes
Pintura por Grace Souza

Voltar a estudar depois de muitos anos, foi um desafio. Sempre gostei de arte e me encanto com pinturas e modelagem manual. Entrei no Curso Técnico de Artes Visuais na Casa Dos Quadrinhos em 2018 mas sabendo muito pouco sobre técnica de desenho.

E nem imaginava o quanto eu poderia evoluir com os estudos. Nos primeiros dias fiquei me sentido muito presa, mas com o tempo consegui me soltar e me encontrar no que gosto. O curso te oferece várias possibilidades de aprendizado. Cada professor, na sua matéria, foi essencial para minha evolução, sou muito grata.

Após finalizar o curso, consegui fazer uma ótima prova para a UFMG e passei.

Eu acredito que o mais importante é fazer o que gente gosta, saber ouvir críticas e estudar sempre. Espero retornar em breve.

Henrique Garzon

escola de artes
Fanart Leão de Steven Universe por Henrique Garzon

Falar da Casa dos Quadrinhos é algo extremamente importante pra mim. Foi lá que eu me descobri: como artista, como bissexual. Foi ali dentro que eu entendi como e aonde eu poderia viver, do mesmo modo foi na escola que eu aprendi a sonhar, assim como eu aprendi que meus sonhos poderiam se realizar. Como resultado, carrego as memórias da Casa com muito carinho. Construí sobre elas tudo que eu entendo de amor. Hoje amo quem eu sou, amo o que faço e amo todos que conheci ali.

Vivi na Casa dos Quadrinhos por cinco anos, e hoje sinto como se tivesse nascido de lá. Cuido dela no meu coração como se fosse minha, e lembro do abraço que lá aprendi a receber e a dar. Vivo repleto de carinho de quem um dia me conheceu ali e nunca poderei retribuir tudo que aquelas pessoas fizeram por mim.

Obrigado pelas memórias, obrigado por acreditar em mim e obrigado por permitir, e ajudar, a ser quem eu sempre quis.

Lara Reis

escola de artes
Ilustração em grafite por Lara Reis

Me chamo Lara e tive aulas na Casa dos Quadrinhos em 2021, no Curso Preparatório para o Vestibular de Habilidades da UFMG. Eu já tinha ouvido falar da escola antes, mas essa foi a primeira vez que eu decidi me matricular e posso afirmar que foi uma experiência incrível.

Tive aulas com professores muito atenciosos, que me ensinaram muito e me ajudaram a tirar uma boa nota na prova e passar em Cinema de Animação e Artes Digitais. Não tenho dúvidas de que, com eles, todo o processo de preparação foi muito mais tranquilo do que se eu tivesse estudado sozinha, porque eu consegui, além de melhorar as minhas técnicas, aumentar a minha autoconfiança para o exame.

Tenho muito a agradecer à escola por isso, e eu tenho certeza de que eu vou voltar para fazer mais cursos na Casa no futuro.

Camila Versiani

escola de artes
Desenho de Figura Humana por Camila Versiani

Ir para a Casa foi o primeiro passo da minha vida de artista. Foi lá que eu entrei em contato pela primeira vez com pessoas que viviam como eu sonhava em viver. Que eu vi que era possível ser artista e não era nada de outro mundo, elas estavam lá, acessíveis. E um dia eu poderia viver como elas. Foi muito importante também conviver com os colegas que tinham todos os mesmos sonhos. Nos animávamos e nos consolávamos,  à medida que desconstruíamos os estigmas da vida de artista. Fiz amigos para a vida, conheci meus primeiros mestres. E hoje  finalmente trabalho com o que amo, construindo aos poucos a vida com que sonhei.

Conclusão

Esperarmos que tenham gostado de aprender um pouco  sobre nossa história, e que essa pequena apresentação os façam desejar conhecer ainda mais. Quem sabe podemos ajudá-los, com nossos cursos, a desenhar seu caminho rumo ao sucesso profissional no mundo das Artes Visuais.